terça-feira, 31 de maio de 2011

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA (AGORA SIM)!!! EXPECTATIVAS, INFORMAÇÕES... E MAIS XADREZ POR AÍ!!!

OLÁ AMIGOS E UM BOM DIA!!!

Bom, depois de um gigantesco intervalo (e uns dias de cama por causa de uma gripe), posso enfim comentar sobre a competição em que já estou virando "figurinha carimbada" no xadrez (podem perguntar pra qualquer professor daqui da região à meu respeito e vocês entenderão o que estou falando hehehehe). Também não é pra menos pois estive acompanhando a modalidade de xadrez da competição desde a sua primeira edição e dos mais variados pontos de vista (como expectador, como árbitro, como professor e até organizador... acreditem, sei de muita coisa à respeito do xadrez nos JESC). E é com muito carinho que venho observando o nível técnico dos municípios que vêem participando. Nível técnico este que, faz com que o município todo observe a modalidade com bons olhos e crie uma interessante movivmentação dentro do mesmo (isso acontece na cidade de Siderópolis que, todo ano em que faço a arbitragem da fase municipal por lá, temos, em todos os anos, 6 equipes nos dois naipes participando... e uma "briga" cada vez mais apertada entre as escolas com o passar dos anos... não é a toa que Siderópolis é uma das que possuem mais títulos no xadrez na fase micro-regional).

Temos outras cidades também demonstrando grande força. É o caso do "Francisca Búrigo" de Cocal do Sul que, venceram a fase micro-regional no masculino e foram vice-campeões na fase regional (uma diferença de apenas 1 ponto do primeiro colocado) no ano passado. E, até onde estou sabendo, a escola vem de novo na fase micro-regional.

Temos também, por Sideropolis, a Escola Jorge Biff (que já faturou uma série de edições da competição) no masculino e no feminino. Vindo de um municipal muito disputado (alias, parabéns à todas as escolas que participaram do municipal em Siderópolis, pois é um exemplo em termos de participação, respeito mútuo, disciplina e espírito competitivo... e incentivo à continuarem), a escola vêem pra ser campeã de novo.

Estive também em Morro da Fumaça, onde foi disputado com 4 escolas no masculino e 3 escolas no feminino (que também vejo professores bem participativos todos os anos em que estou arbitrando por lá). A escola Vitório Búrigo foi a campeã nos dois naipes e irá representar o município na fase micro-regional este ano.

Aqui em criciúma, temos os novatos do Micro-regional da Escola Hercílio Amante (não tão novatos pois lembro de ter levado uma equipe a uns 3 ou 4 anos atrás hehehe) no masculino e a escola campeã do micro-regional do ano passado José de Patta. Ambas saindo de um municipal também muito disputado (principalmente o masculino, onde tivemos o recorde de 7 escolas participando).

Não posso deixar de mencionar também as escolas de Jagurauna (claro que, irão participar de outra micro-regional) onde tivemos a participação de 6 escolas no masculino e 5 escolas no feminino. No final das contas, classificaram para o micro-regional o Dalçy Ávila no masculino e o João Mendes no feminino (parabéns amigos, espero que nos encontramos no regional heheheh).

Ainda falta saber das representantes de Forquilhinha, Içara, Urussanga, treviso, Nova Veneza e Lauro Muller. Assim que tiver alguma coisa, eu continuo a postagem...

Por enquanto, ficamos por aqui...

Até a Vista!!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

II Circuito LXVA Inverno de Xadrez Rápido!!! O FIM DO PRIMEIRO ATO (TEREMOS MAIS 4)!!!


OLÁ AMIGOS!!! E UM BOM DIA!!!

Tivemos neste sábado a Primeira etapa do II Circuito LXVA de Inverno. Evento este que promete mover os enxadristas de norte a sul da nossa região sul (????). Desta vez o "palco" deste espetáculo foi o pátio do bloco do ensino fundamental da SATC (gostaria de agradecer desde já a ajuda dos professores Martinho e Toninho e ao coordenador geral da SATC o senhor João Noveli pela oportunidade em que ofereceu a nós) que, fazendo jus ao nome do circuito, nos abrigou da chuva, mas o frio não teve como ser contido (hehehe, fora isso, deu tudo certo). Um lugar amplo, com boa iluminação, bons acessos à energia, boa estrutura física, lanchonete ao lado do pátio, enfim... tudo o que precisávamos.


O circuito contou com a participação de 50 jogadores das cidades de Araranguá, Criciúma, Içara e Braço do Norte. Todos dispostos à sentar de cabeça baixa no tabuleiro, não olhar pra cara do sujeito da frente e ... coração na ponta dos dedos (hehehe, cada partida é uma guerra de 100 anos). O torneio foi realizado em duas divisões (divisão 01 que é aberta para todos os jogadores e a divisão 02 restrita apenas para jogadores com o rating da LXVA abaixo dos 1600 e com até 14 anos, ou com 16 anos que ainda não possui rating). Isso para incentivar o xadrez em seus vários níveis (desde o amador até o "profissional"). E para organizar isso tudo, tivemos a arbitragem do nosso árbitro FCX Cléber Padoin de Forquilhinha e o auxilio do professor Vicente Mateus de Cricúma (com um grupo desse organizando 50 jogadores, fiquei mais tranquilo pois esperávamos até 100 jogadores... em função disto, pude também "irresistivelmente" arrancar uns pontinhos no torneio hehehe).


Nosso grupo dessa vez foi grande: participamos das duas divisões, na divisão 01 com o pessoal de sempre (eu, o Evandro e o Fábio no absoluto, o Felipe o Eduardo no sub18, o Maurício e o Adriano no sub16 e o Vinicius e o Paulo no sub14) e na divisão 02 com uma turminha quase toda novata nos representando (no sub 08 a Maria Julia Bittencourt (filha do Evandro hehe), no sub 10 a Larissa Fagundes (irmã do Mauricio), no sub12 a Leticia Kammer (irmã do Eduardo), Cirineu, Gabriel e Luis Felipe (todos alunos da Escola Hercílio Amante), no sub 14 Mariani Nazário e Donato Fidelis e no sub 16 Ana Luiza. Um grupo todo novo, que ainda está crescendo, mas que vai nos representar no futuro.

Este é o Otávio, um dos meus pequeninos aprendizes. Acompanhado do pai e da mãe, o Otávio deu sorte em ganhar uma medalhinha em seu primeiro torneio!!! Parabéns Otávio!!! Continue assim!

Também esteve no torneio a pequenininha Larissa Fagundes, irmã do Maurício. Sua segunda medalha no torneio. Parabéns Larissa!!!

À esquerda da foto, talvez o pai mais sortudo do torneio hehehe!!! O senhor josé Kammer (mais conhecido como "paraguai") teve a honra de premiar seus dois filhos: o Eduardo Kammer e a pequena (não tão pequena assim hehe) Letícia Kammer que também está jogando o seu primeiro torneio e levou a medalha de campeão no sub12. Meus parabéns Letícia!!! Á direita da foto o nosso parceiro Lúcio Teixeira representando, e muito bem, a ABRAX de Braço do Norte e premiando a sua aluna, Jaine Neves que foi vice campeã no sub12 feminino!!! Parabéns à todos!!!

E eu não poderia deixar de postar essa!!! Minha aluna mais nova que participou do torneio e filha do Evandro, a Maria Júlia!!! Ficou em primeiro lugar na categoria sub 08 feminino e recebeu a medalha do paizão que está ao lado!!! Tomara que continue seguindo os passos do pai!!! Parabéns!!!

Falando em pequenos, também participou do circuito, a pequena Maria Clara Senger, acompanhada do paizão Marcelo Senger. Talentos que passam de pai para filho, e aqui no xadrez não é diferente!!! Que o futuro de vocês todos pequeninos tenham mais casas brancas que negras nos seus tabuleiros da vida!!! Meus Parabéns!!!

Bom, iniciamos o torneio (com 28 jogadores na divisão 01 e 22 na divisão 02). Peças movendo aqui, setas caindo dalí, pessoal chorando de lá... e tivemos o mais disputado dos torneios da liga até o momento: no final da sexta rodada tivemos CINCO JOGADORES EMPATADOS COM 4,5 EM 6!!! E agora, quem era o campeão? Sobrou para o mais experiente... Alexandre Matos de Araranguá levou a melhor no desempate desse pessoal todo. O pódio fechou também com Marcelo Senger da ACX de Içara em segundo e Fábio Germano Selinger de Criciúma em terceiro (confiram todo o standing final no www.xadrezvaleararangua.blogspot.com e confirmem o que estou dizendo). Nas categorias: no sub14 Leandro Ubialli de Araranguá em primeiro, Guilherme Cardoso da ACX de Içara em segundo e Gabriel Schons Motta de Araranguá em teceiro; no sub16 masculino Kelvin Schomoeller da ABRAX de Braço do Norte em primeiro, Maurício Fagundes Donato de Criciúma em segundo e Mateus Patrício da ACX de Içara em terceiro; no sub16 feminino as meninas da ABRAX de Brraço do Norte Amanda Kirchner e Cindy Philippeem primeiro e segundo; e no sub18 Felipe de Carvalho Domingos de Criciúma em primeiro, André Luis Patrício da ACX de Içara em Segundo e Eduardo Hobold Kammer de Criciúma em terceiro.
Na classificação geral: Kelvin Schmoeller da ABRAX de Braço do Norte em décimo, Guilherme Cardoso da ACX de Içara em nono, Felipe de Carvalho de Criciúma em oitavo, João Carlos Juliano da ACX de Içara em sétimo, Lúcio Teixeira da ABRAX de Braço do Norte em sexto, Leandro Ubialli Cardoso de Araranguá em quinto, Evandro José Bittencourt de Criciúma em quarto, Fábio Germano Selinger de Criciúma em terceiro, Marcelo Senger da ACX de Içara em segundo e Alexandre Matos de Araranguá como o campeão da etapa.

Depois de muita "faísca" dentre peças e casas do tabuleiro (hehe) tivemos: Alexandre Matos de Araranguá o campeão da primeira etapa do circuito de inverno, ao lado segundo colocado Marcelo Senger da ACX de Içara (à esquerda) e Fábio Germano Selinger (à direita) de Criciúma como o terceiro colocado do circuito. À todos, o merecimento aos títulos de um torneio muito disputado.

Na divisão 02, quem fez a "limpa" no pódio foi a ABRAX de Braço do Norte com as 05 primeiras colocações na classificação geral da divisão 02 com Igor Michels, Everton Coan, Eduardo fioreze, Saimon Leonel Damásio e Rodrigo Albino. Além de mais uma série de conquistas: primeiro lugar sub10 com Mateus Rech, primeiro e segundo lugares sub12 com Igor Michels e José Guilherme Schmitiz, primeiro, segundo e terceiro lugares sub14 com Everton Coan, Eduardo Fioreze e Saimon Leonel (poxa, vou ter que fazer um blog só pra divulgar a "medalhada" que o pessoal da ABRAX conseguiu... fiquei com tendinite depois desse parágrafo heheheh). No sub 08 feminino, tivemos a nossa mascote Maria Julia Bittencourt de Criciuma em primeiro e a Maria Clara Senger da ACX de Içara em segundo. No sub 10 masculino tivemos em segundo o meu pequeno "pupilo" Otávio de Sousa de Criciúma e no sub10 feminino tivemos a Larissa Fagundes de Criciúma em Primeiro. No sub 12 masculino tivemos o Tiago Piffer de Ararnguá em terceiro e no sub12 feminino a Leticia Hobold Kammer de Criciúma em primeiro. E no sub14 feminino tivemos
a Mariani Nazário de Criciúma em primeiro.

Os dez primeiros colocados na divisão 02. Dessa vez só deu a ABRAX de Braço do Norte. Esse pessoal tá jogando muito!!! Continuem praticando rapazes!

Finalizando então a postagem (e com uma tremenda dor nos pulsos hehehe), este foi a primeira etapa do circuito que promete pegar fogo nas próximas etapas (teremos mais 4 etapas nas cidades de Araranguá, Sombrio, Braço do Norte e Içara, então fiquem ligados). O nível aumenta a cada torneio jogado (tem muito piazinho que daqui a pouco vai deixar muito marmanjo pra tráz)

Bom, ainda tenho as postagens dos JESC daqui de Criciúma, que ainda tenho de atualizar (tem professor pedindo urgentemente as fotos hehe). Colocarei elas logo.

Bom, até o momento é isso! Fiquem com os comentários, e as fotos ainda estou colocando.

Até!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA - FASE MUNICIPAL EM CRICIÚMA E FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE!!! É... AINDA ESTOU VIVO DEPOIS DESSA MARATONA HAHA

Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação. Este foi o palco do FECAJ 2011!!!



Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, tivemos uma semana turbulenta aqui em Criciúma!!! Desde a segunda-feira passada até esta segunda-feira ainda não conseguí respirar direito (eu sei eu sei, tenho um monte de fotos do JESC pra postar, do FECAJ também, vem aí a primeira etapa do circuito de inverno e teremos um workshop de xadrez na escola Vicente Guollo em Morro da Fumaça nesta sexta-feira...).



O lado bom de tudo isso é que estou trabalhando pra caramba, e o lado ruim... "É QUE ESTOU TRABALHANDO PRA CARAMBA" HAHAHAHAHA!!! Brincadeiras à parte (como se fosse alguma novidade), o fato é que estou contente com toda a demanda em que o xadrez vem proporcionando à todos (muita gente praticando, muita gente querendo mostrar o que sabe, muita gente querendo fazer a diferença, muita gente divulgando e muita gente vendo o que estamos fazendo pelo xadrez do sul) e é claro que, não só o meu trabalho mas de todo um pessoal espalhado pela região é que está facilitando isso tudo (isso e também uma BOOOOOOOA ajuda da internet heheheh).

Se me pedissem pra reportar algum ponto negativo eu diria que o único inconveniente (mas nem tanto) foi o sol que bateu na cara de muita gente às 3 da tarde hehehe!!! Só deu gente tirando mesa pra sombra!!! Aí em cima à esquerda, Eduardo Kammer, nono colocado no sub18 absoluto.


Bom, por enquanto vou ficar devendo as fotos dos JESC que aconteceram aqui em Criciúma na semana passada (o xadrez ocorreu nos dias 03 e 04/05, nas dependencias do ginásio municipal) e públicar a nossa participação no Festival Catarinense da Juventude - FECAJ - que aconteceu nos dias 07 e 08/05 em Florianópolis.

Calouro e bom tchê!!! O pequeno Leandro Ubialli, em seu primeiro FECAJ, já leva o sexto colocado no sub16!!! O moleque, assim como a equipe toda, tá jogando muuuuuito!!!


Pra começar com a história (que não é nada curta como de costume hehehe) já tivemos um início extremamente "inusitado" (um tanto cômico até, pois ninguém acreditou na história até agora hehehe). Chegamos eu e o Adriano as 04:30 da manhã do sábado em frente ao ginásio e demos de cara com um ÔNIBUS DE LEITO pra 45 lugares!!! Podem acreditar, nós éramos apenas em 06 (e é claro que pedimos um transporte menor). Imaginem a minha cara de "tacho" ao ver aquele ônibus na frente do ginásio (eu imagino... e não é nada séria hahahahahah). E pra tentar esclarescer a situação, ligamos pra todos os responsáveis... feito isso, acabamos indo de ônibus de leito mesmo (pelo menos, espaço na viagem não seria o problema... imaginem a cara dos garotos ao verem aquele ônibus hahahaha).

O nosso "menino maluquinho" (o boné parece uma panela na cabeça) Maurício Fagundes Donato!!!


Embarcamos, nos ajeitamos e a turma (que não é boba e nem nada) capotou no sono. Como eu não ia jogar neste evento, fiquei conversando com o motorista do ônibus (que, por sinal, além de muito bom motorista, o seu Adízio foi muito gente boa conosco... um amigo super boa-praça) praticamente o caminho todo (aprendí quase todos os mecanismos do computador de bordo do ônibus... acreditam que um ônibus daquele "quase" anda sozinho??? Hahahahah). Fizemos uma parada em um lugar novo (sugestão do nosso motorista que, por sinal, foi uma ótima sugestão) para um lanche matutino e seguimos viagem à frente rumo à Floripa. O grupo: eu (Karlus Valga Ricardo) como responsável pela equipe (não posso mais dizer técnico pois quem está treinando esse pessoal é o Evandro que, por sinal, ele é o responsável pelas conquistas e evolução desse grupo em 2011), Felipe de carvalho Domingos (sub18), Eduardo Hobold Kammer (sub18), Maurício Fagundes Donato (sub16), Adriano valga Topanotti (sub16) e Leandro Ubialli Cardoso (sub16, mais conhecido como "U" Bye ééély - uma brincadeirinha carinhosa que fizemos com o nome dele hehehe).

À direita da foto, Adriano Valga Topanotti!!! Mantendo uma boa regularidade nas partidas!!!


Chegando no local (o Instituto Estadual de Educação - IEE - muito bem localizado e fácil de achar... parabéns para o Marcelo Pomar que organizou muito bem o evento e teve muito cuidado em cada detalhe - desde a localização do local dos jogos até os locais pra alimentação) demos de cara com uma turma já conhecida de uma longa data (o Nícolas e o Willian que são naturais de Caçador e que representam Jaraguá do Sul, o José Bernardino também de Jaraguá, o pessoal companheiro da LXVA representando a ACX - Içara pelos irmãos Mateus e André Luis Vasconcelos e o Guilherme Cardoso, a turma de São Bento do Sul comandada pelo Eduardo Sperb, o pessoal de Concórdia com a Marciane Prior fazendo a frente, o pessoal da casa sob os cuidados do Cezar Umetsubo que, dava uma aula a cada partida comentada... enfim... muito bom o evento em todos os sentidos). Nos alojamos em quartos separados por equipe, ajeitamos e demos uma boa respirada pra primeira rodada que começava as 9:30 da manhã.

Este acima (à direita da foto) é o Guilherme Cardoso!!! O Guilherme vem ganhando destaque pouco a pouco. A cada torneio em que ele participa eu escuto algo de bom dos outros jogadores. Só posso concluir que o moleque está também brigando por um lugar nas casas centrais deste mundo de caíssa (poético isso não? Hehehe, os 3 em 6 no primeiro FECAJ dele que os digam).

Adriano Valga, Maurício Fagundes, Guilherme Cardoso, Leandro Ubialli e pra completar o Mateus Vasconcelos (este aí em cima) formaram o nosso grupo representante do extremo sul no sub 16. Podemos dizer que estes jovens são o que temos de melhor no momento na categoria. O nosso futuro dependerá deles (meio "Guerra nas Estrelas" agora hehehehe). Parabéns à todos rapazes!!!

Durante o torneio, muita coisa engraçada aconteceu. Pra começar, o episódio da "moeda colada no chão". Eis o que aconteceu: estávamos voltando do almoço no domingo e voltando para o alojamento, quando apenas o Felipe viu de BEEEEEEEM longe uma moeda de cinquenta centavos em cima de uma tampa de bueiro de ferro. Acreditem... ele saiu na frente do grupo pra pegar a moeda e o inacreditável aconteceu: A MOEDA ESTAVA COLADA COM SUPER BONDER EM CIMA DA TAMPA!!!! KAKAKAKAAKAKAKAKA!!! A turma toda rolou no chão às gargalhadas no meio da rua (quem não estava lá perdeu a cara de decepção do Felipe dizendo: bah, não acredito que caí nessa!!! - contei essa história pro meu pai... ele tá rindo até agora hehehehe!!!).

Aí em cima, Felipe de carvalho Domingos e a sua medalha milagrosa!!! Parabéns garoto!!!

Teve também a pizza extra de aniversário: estávamos na pizzaria (que, quase estávamos desistindo de jantar em restaurante quando o Eduardo viu de loooonge a placa da pizzaria), já tinhamos comido umas 4 pizzas grandes, quando o garçom perguntou se tinha alguém de aniversário na mesa e o Eduardo imediatamente: "eu, eu!!!" Conclusão: ganhamos uma pizza de chocolate de graça hahahahahah!!! (é lógico que o Eduardo não fazia aniversário nesse dia, mas mesmo assim, ninguém teve a "coragem" de desmentir hehehehehe).

Eduardo Hobold Kammer!!! Também medalhista no sub18 do FECAJ!!! Fico me perguntando o que aconteceria se ele não tivesse visto aquela pizzaria na noite anterior heheheh!!! Valeu Aemão!!!

E pra finalizar: A duas medalhas no sub18 que NINGUÉM ACREDITAVA QUE IAMOS CONSEGUIR (nem mesmo nós, pois o felipe estava com 0,5 em 3 na terceira rodada, pegou BYE na quarta, empatou na quinta e venceu "milagrosamente" a sexta partida fechando 3 em 6!!! Já o Eduardo, não pegou BYE, também fez 3 em 6 empatando a primeira e a última E FICOU ATRÁS DO FELIPE NA COLOCAÇÃO GERAL HAHAHAHAHAH!!!). Conclusão: conseguimos o nono e o décimo lugares com uma ajuda divina.

No fim, a diversão foi imensa (acredito que este foi o torneio mais "crazy" em que ja fui: jogamos bem, rimos mais ainda, aproveitamos ao máximo e até beliscamos umas medalhas) mas tudo que é bom um dia termina. Fechamos com todo mundo fazendo 50% (3 em 6, exceto o Leandro que fez 4 em 6 e ficando em sexto colocado no sub16). Para a segunda vez em que o grupo participa deste evento, a evolução foi muito grande (fomos muito elogiados pelos técnicos das outras cidades e até cogitados à equipe de ponta na OLESC), tecnicamente o grupo jogou bem cerca de 90% das partidas e agora é transformar essa qualidade técnica em ponto de torneio (segundo uma breve avaliação em que eu e o Evandro fizemos por telefone, acreditamos que mais um ou dois torneios essa qualidade venha a virar ponto, no entanto o nível de treinamento precisa ser mantido).

Bom gente, assim termina mais uma postagem. Nossas próximas "aventuras" serão a primeira etapa do circuito de inverno aqui mesmo em Criciúma (no pátio do bloco do ensino fundamental da SATC) no dia 14/05 (sábado). Teremos também o campeonato citadino de Criciúma juntamente com o grupo da Associação Criciumense do Xadrez - ACX. E também a fase microrregional dos JESC que serão realizados em Urussanga no Mês de Junho (jogos estes em que o nosso grupo sub14 irá representar Criciúma pela escola Hercílio Amante e o nosso grupo feminino de OLESC irá representar Criciúma pela escola José de Patta).


Até à vista amigos!!!

domingo, 1 de maio de 2011

TORNEIO ABERTO DE BRAÇO DO NORTE!!! TORNEIO VÃO, TORNEIOS VEM, MAS A FESTA É A MESMA HEHEHEHE!!!

32 jogadores... conhecidos e desconhecidos (para nós é claro hehe), de todas as idades e níveis!!! Este foi o Aberto de Braço do Norte!!!


Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, acabei de chegar em casa, enfrentamos uns 100km de estrada (sou meio ruim de "chutar" a kilometragem... mas acho que foi mais ou menos isso) e estamos ainda com uma considerável disposição pra uma postagem fresquinha.


É sempre uma honra para nós vir jogar em Braço do Norte. E já que são poucas as oportunidades, temos de aproveitá-las.


Hoje pela manhã fomos à Braço do Norte (terra do nosso amigo Lúcio Teixeira) participar do Aberto local. Saímos umas 6:30 da manhã, reunimos a equipe (na casa do Evandro... que ultimamente tá servindo bem de "ponto estratégico" heheheh) e... pé na estrada. No caminho, uma turma meio cansada (também não é pra menos, acordar as 6:00 da manhã pra ir jogar xadrez em Braço do Norte (sem ofensas quanto à cidade)... essas atitudes já dizem "um pouco" da gente hehe), parte foi cochilando e parte admirando a paisagem do caminho (nada de anormal... só estrada mesmo).


Presenciamos o Kelvin arrancando ponto de alguns "colossos" e correndo junto no "pelotão" de frente. Ainda bem que eu não joguei com ele hehehehe (pro azar do Fábio que teve de ceder o empate pra ele).



Chegando no local (em cima da hora de começar a rodada), demos de cara com a "turma do barulho" do Lúcio (hehehehe, uma turminha que tá vindo bem tecnicamente, jogando boas partidas e com um nível de jogo muito bom pra idade deles... mas até lá, vão bagunçar mais do que jogar hehehe... foi assim com todo mundo no começo, não é mesmo? Lembro das minhas primeiras aulas com o "mestre" Maxtai Feliciano, cujo trabalho que ele fez foi o "embrião" de tudo que está acontecendo hoje, que não saia nada que não houvesse uma piada no meio como por exemplo, quando ouvimos pela primeira vez a variante Max Lange, que comicamente modificamos para "MAX LANCHES" hahahahahaha... velhos tempos), alguns imprevistos irrelevantes e demos início à primeira rodada (acho que foi uns 20 minutos de atraso, mas no fim deu tudo certo). Partidas de 61 minutos nocaute... e peão pra frente!!!


Um alvoroço antes, durante e depois das rodadas hehehe!!! Quem nunca passou por isso, não passou pela melhor fase do xadrez hahahahahah!!!

Encontramos também neste torneio uma séries de "figurinhas" carimbadas daqui do sul (mais precisamente da Liga de Xadrez do Vale do Araranguá - LXVA), como por exemplo os pai e filho Luis Carlos e Leandro Ubialli Cardoso (ah, eles não podiam faltar essa hehehe), o bom representante de Braço do Norte Kelvin Shmoeller (acho que é assim que se escreve, não tenho certeza hehehe... desculpas antecipadas Kelvin) e uma turma em que já ví jogar uma série de torneios pela região à fora. Da nossa equipe (fomos em 7) Karlus Valga Ricardo (eeeeeuuuuu), Evandro Bittencourt (vêm puxando todo mundo de arrasto para os torneios hehehe... mas sempre de grande ajuda é claro), Fábio Selinger (o "gremista" doente da equipe... ficava com os olhos na partida e os ouvidos no "GRE-NAL" hehehehe), Eduardo Kammer (esse é colorado hehehe), Felipe de Carvalho (dessa vez, sem a companhia do irmão mais velho hahahahaha), Maurício Fagundes Donato (e seu boné que mais parece uma nave espacial hahahah) e Vinícius Valga Topanotti (o "ovelha negra" da equipe... sempre tem que haver um hehehe).


Aos nossos companheiros de LXVA, Luis Carlos Cardoso!!! Sempre acompanhando o, não tão mais pequeno, Leandro Ubialli.


Enfim... peça vai, peça vem, uma capivarada aqui, outra queda de seta alí e tivemos duas rodadas pela manhã, mais três pela tarde... e adivinha quem fica por último na última rodada... fui eu de novo (repetindo o mesmo feito em Curitiba) vencendo o Eduardo (ainda to tentando achar uma explicação racional pra essa partida hehehehe) e garantindo o terceiro lugar no torneio.


E o nosso caçula da equipe, sempre incomodando!!! Vinícius Valga.

No fim das contas: Evandro campeão, o Kelvin em segundo, eu em terceiro, Maurício em Quarto e o Fábio em quinto. Muito divertido o torneio (rimos como sempre e nos divertimos como nunca), deu pra preceber muito bem a evolução do xadrez braço nortense (principalmente o feminino pela qualidade em que as meninas apresentaram, até onde eu acompanhei) tanto no xadrez em sí quanto na estrutura.

Ao nosso campeão do torneio, Evandro Bittencourt!!! Partida equilibrada que fiz com ele (isso até me bater uma baaaaita dor de cabeça que me fez abandonar a partida no meio-jogo).


Mais um final de semana em prol do xadrez (que maravilha!!! Pra quê mais!!!). Parabéns à equipe e parabéns também ao Kelvin e ao Lúcio, que estão fazendo do xadrez em Braço do Norte um grande e explêndido espetáculo!!!

A também aos nossos quarto e quinto colocados, Maurício Fagundes Donato (o nosso "menino maluquinho") e Fábio Selinger!!!

Até a vista amigos!!!