sábado, 25 de julho de 2009

Olá amigos!!! E um bom dia!!!

Após uma bela participação da REGIÃO SUL na quinta etapa do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em Tubarão no final de semana passado (9 medalhas, só a nossa equipe de Criciúma) e do pessoal de Sombrio e de Araranguá (nossos eternos parceiros na luta pela melhora do xadrez aqui no sul, deem uma confeirda no blog deles... http://www.xadrezvaleararangua.blogspot.com/... e, modéstia parte, estamos fazendo um bom trabalho), estamos nos preparando para um dos eventos mais importantes, não só para a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, como também para todos os municípios que obtém uma movimentação considerável no esporte: a Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) que será realizada no período de 14 à 23 de Agosto em Tubarão. Neste evento as cidades de Santa Catarina se enfrentam em várias modalidades (inclusive no xadrez) com o objetivo de conquistar mais medalhas e ficar entre os primeiros no quadro geral da competição (mesmo sistema das olimpíadas, porém a OLESC é realizada apenas aqui em Santa Catarina hehehe).


Eu represento a modalidade de xadrez aqui no município de Criciúma e tenho uma grande missão que é fazer com que o xadrez daqui se desenvolva e que seja visível em todo o estado (e a obtenção de resultados em um segundo momento) e a OLESC é uma bela forma de mostrar este trabalho. Estamos com um grupo experiente que participou da edição do ano passado e ainda poderão participar do ano seguinte, além dos enxadristas das categorias menores que darão suporte à modalidade por um longo tempo (enfim... se conseguirmos manter este trabalho nos próximos anos, acredito que Criciúma será referência no xadrez em Santa Catarina).


Quanto à equipe, passarei uma ficha técnica dos garotos que irão representar criciúma na OLESC este ano (e provavelmente no ano que vem, se não aparecer nenhum fenomeno por aqui hehehe)... Bom aì vão eles:

NOME: Adriano Valga Topanotti DATA DE NASCIMENTO: 01/06/1996; RATING FCX: 1759 ; RATING CBX: 1822

PRINCIPAIS TORNEIOS EM 2009: *6º COLOCADO NO FESTIVAL CATARINENSE DA CRIANÇA (SUB 14) - CONCÓRDIA; * 3º COLOCADO TORNEIO 126 ANOS DE ARARANGUÁ (SUB 14) - ARARANGUÁ; * 2º COLOCADO JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA - FASE MUNICIPAL - CRICIÚMA * 2º COLOCADO CIRCUITO ESCOLAR DE XADREZ POR EQUIPE - ETAPA COL. ROGACIONISTA PIO XII - CRICIÚMA * 3º COLOCADO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO (SUB 14 - DIV. SUPERIOR) - ETAPA DE LAGES; * 3º COLOCADO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO (SUB 14 - DIV. SUPERIOR) - ETAPA DE TUBARÃO;

OUTRAS INFORMAÇÕES: * PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE (SUB 16); * PARTICIPAÇÃO NO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPAS DE IMBITUBA E SÃO JOSÉ; * PARTICIPAÇÃO NO VI CHESS BEACH - PRIA DO RINCÃO/IÇARA; * MELHOR SUB 14 - DIV. SUPERIOR - NO ACUMULADO DE TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO.

NOME: Eduardo Hobold Kammer DATA DE NASCIMENTO: 15/05/1994 RATING FCX: 1735 RATING CBX: 1785

PRINCIPAIS TORNEIOS EM 2009: * 1º COLOCADO GERAL DIV. ESPECIAL E 1º COLOCADO (SUB 16 DIV ESPECIAL) DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE IMBITUBA; * 4º COLOCADO TORNEIO 126 ANOS DE ARARANGUÁ (SUB 18) - ARARANGUÁ; * 1º COLOCADO JOGOS DA SATC - ENSINO MÉDIO - CRICIÚMA;

OUTRAS INFORMAÇÕES: * PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE (SUB 16); * PARTICIPAÇÃO NO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPAS DE LAGES, TUBARÃO E SÃO JOSÉ; * 8º MELHOR SUB 16 - DIV. SUPERIOR - NO ACUMULADO DE TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO CATARINENSE.

NOME: Marcos Vinícius Vieira Antunes DATA DE NASCIMENTO: 10/09/1995 RATING FCX: 1666 RATING CBX: 1793

PRINCIPAIS TORNEIOS EM 2009: * 6º COLOCADO GERAL DIV. ESPECIAL E 1º COLOCADO (SUB 14 DIV. ESPECIAL) DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE SÃO JOSÉ;

OUTRAS INFORMAÇÕES: * PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE (SUB 16); * PARTICIPAÇÃO NO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPAS DE LAGES, TUBARÃO E IMBITUBA; * 4º MELHOR SUB 14 - DIV. ESPECIAL - NO ACUMULADO DE TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO CATARINENSE.

NOME: João Luis Pessoa Ghislandi DATA DE NASCIMENTO: 11/09/1994 RATING FCX: 1656 RATING CBX: 1778

PRINCIPAIS TORNEIOS EM 2009: * 7º COLOCADO GERAL DIV. ESPECIAL E DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE IMBITUBA;

OUTRAS INFORMAÇÕES: * PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE (SUB 16); * PARTICIPAÇÃO NO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPAS DE LAGES, TUBARÃO E SÃO JOSÉ; * PARTICIPAÇÃO DO VI CHESS BEACH - PRAIA DO RINCÃO - IÇARA; * 15º MELHOR SUB 16 - DIV. SUPERIOR - NO ACUMULADO DE TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO CATARINENSE.



NOME: Felipe de Carvalho Domingos DATA DE NASCIMENTO: 22/12/1994 RATING FCX: 1817 RATING CBX: 1798

PRINCIPAIS TORNEIOS EM 2009: * 2º COLOCADO GERAL DIV. ESPECIAL E 2º COLOCADO (SUB 16 - DIV. ESPECIAL) DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE IMBITUBA; * 3º COLOCADO (SUB 16 - DIV. SUPERIOR) DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE SÃO JOSÉ; * 3º COLOCADO (SUB 16 - DIV. SUPERIOR) do CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE TUBARÃO; * 3º COLOCADO (SUB 16) DO I ABERTO UNESC DE XADREZ RÁPIDO - CRICIÚMA.

OUTRAS INFORMAÇÕES: * PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE (SUB 16) - LAGES; * PARTICIPAÇÃO NO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPAS DE LAGES E IMBITUBA; * PARTICIPAÇÃO DO VI CHESS BEACH - PRAIA DO RINCÃO - IÇARA; * 6º MELHOR SUB 16 - DIV. SUPERIOR - NO ACUMULADO DE TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO CATARINENSE.

NOME: Maurício Fagundes Donato DATA DE NASCIMENTO: 09/08/1996 RATING FCX: 1800

PRINCIPAIS TORNEIOS EM 2009: * 1º COLOCADO (SUB 14 - DIV. SUPERIOR) DO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE IMBITUBA; * 2º COLOCADO (SUB 14 - DIV. SUPERIOR) do CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPA DE TUBARÃO; * 1º COLOCADO (SUB 14) DO I ABERTO UNESC DE XADREZ RÁPIDO - CRICIÚMA; * 2º COLOCADO (SUB 14) DO TORNEIO DE 126 ANOS DE ARARANGUÁ; * 1º COLOCADO JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA - FASE MUNICIPAL - CRICIÚMA * 3º COLOCADO JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA (JESC) FASE MICRO-REGIONAL - URUSSANGA; * 1º COLOCADO JOGOS DA SATC - CRICIÚMA.

OUTRAS INFORMAÇÕES: * PARTICIPAÇÃO NO CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO - ETAPAS DE LAGES E SÃO JOSÉ; * 2º MELHOR SUB 14 - DIV. SUPERIOR - NO ACUMULADO DE TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO CATARINENSE.

Bom, é isso. Essa é a ficha técnica da equipe. A maioria rankeado na Confederação Brasileira de Xadrez, reconhecidos em Santa Catarina e com um grande potencial a ser explorado. Isso mostra à todos que o trabalho por aqui está muito bem elaborado e certos de que estamos no caminho certo.

Amigos... até a próxima!!!

FUI!!!

domingo, 19 de julho de 2009

Um Ônibus... Um Torneio... Uma Equipe... 33 jogadores... 9 Medalhas... E Mais uma Grande Participação do Pessoal!!!


Olá Amigos!!! E uma boa noite!!!

Vocês agora devem estar perguntando: Ué... 33? Pois é amigos!!! Tivemos de fretar um ônibus para levar esse pessoal todo!!! Além do pessoal conhecido, levamos mais um grupo que estamos trabalhando nos núcleos aqui em Criciúma. Garotos entre 09 e 15 anos que, em um primeiro momento, mereciam a oportunidade devido aos seus esforços e interesse... uma forma de motivar mais à eles e aos amigos deles, não só a prática do xadrez, mas a questão de deicação e o espírito de sempre melhorar (sem ter que derrubar alguém é claro).


Para as meninas Ariele e Mariane... foi o primeiro evento deste porte. Mas nem porisso se sentiram intimidadas. A Mari, por exemplo, conseguiu o terceiro lugar na categoria sub 12 na divisão espscial. Parabéns Mari pela medalha!!! E vamos treinar para a OLESC em Agosto!!! Ari, obrigado pela participação!!! Vamos nos preparar para o próximo!!! Estou muito contente com a participação das duas porque eu sei que vocês deram o melhor de sí. Valeu!!!

Durante o caminho, muitas travessuras (para variar). Olhem só o que o Mateus (no banco de trás) aprontou durante uma foto com o Yuri(da esquerda) e o Ruben. Hehehehe!!! Sacanagem hein Mateus!!!

E olha só o Robson e o Leonardo!!!Também dois iniciantes no evento!!! O resultado? Não importa rapazes!!! Dá para ver que os dois, juntamente com todo o pessoal, se divertiram muito!!! Valeu meninos!!!

Bom, tivemos um imprevisto no caminho (que não convém aqui comentar) que quase nos tirou do evento, se não fosse a ajuda de nossos amigos Alexandre de Matos e Mateus David (quando surgiu o imprevisto, imediatamente liguei para os dois avisando que iríamos atrasar, e os dois não perderam tempo e informaram ao Jorge Godóis (organizador do evento) sobre o acontecido... confirmamos as inscrições por telefone e chegamos em cima da hora no local do evento... no fim, deu tudo certo heheheh).

Ginásio do SESC. Gostaria de agradecer ao Jorge Godóis pela organiação do evento que, na minha opinião, foi a etapa mais organizada em que participamos. Em torno de 250 participantes, muitos auxiliares para ajudar a criançada novata (que não era pouca) e um espaço reservado apenas para os jogadores da divisão superior. O pessoal de Tubarão está de Parabéns!!!

A organização do local foi, por que não dizer, perfeita (ou bem próxima). Fomos bem recebidos, tudo muito bem fácil e organizado de encontrar, almoço no local para ajudar o pessoal, mesas bem enumeradas.. enfim, tudo muito fácil, principalmente para os menores que exigem um pouco mais de atenção pelo fato de serem menores (é óbvio hehe).


Tudo muito bem organizado e o pessoal se divertiu muito. Leonarto também fez a sua estréia na divisão escolar do circuito e, apesar de não conseguir uma medalha, gostou muito do que viu. Valeu Léo!!! Agora, mais uma história pra contar lá na escola hein!!! Heheheh!!! Parabéns pela participação garotinho.




Enquanto o pessoal da divisão escolar e da especial jogavam no ginásio, a divisão superior era realizada no restaurante ao lado do mesmo. 89 jogadores nesta divisão (pouco em relação às outras etapas, porém nada fácil). Algumas figuras Ilustres como o Mestre-FIDE Charles Gauche, a WMI Regina Ribeiro, Marco A. Cordeiro, Alfeu Jr. varela, Haroldo Cunha e outros... Aí com o nosso uniforme está o Fábio Germano Selinger, um dos melhores colocados nessa etapa da nossa equipe. Parabéns aí Fábio!!!

Tiago de Carvalho, juntamente com o Fábio, fizeram 4 em 7, sendo os melhores colocados da equipe na geral da superior.Valeu Tiago!!! Vamos treinar né!!!

Quanto à mim, tive que fazer meu papel de técnico, professor, jogador, coordenador e divulgador da equipe (ufa). Nos intervalos dos meus jogos, eu aproveitei para dar uma olhada nos meus "pupilos" da especial e da escolar e pelo que eu estava observando, todos estavam tranquilos e animados com os jogos... apesar do placar heheheh.

Eu tinha que fazer o meu papel de professor também heheheh!!! Aí na foto, à esquerda, Manoel e Ariele e à direita Laís. Três iniciantes na competição. Basta olhar para a cara deles e ver a satisfação deles. É isso aí meninos. Não deu pra levar uma medalha, mas vejam o quanto vocês aprenderam... logo logo vocês irão usar o que aprenderam em outro torneio e quem sabe, da próxima vez, ter aprendido o suficiente para fazer um desempenho melhor!!!

Ih!!! Quase me esquecí da Gabriele (Gabi)!!! Tão pequeninha que passa despercebido (hehehe brincadeirinha). À direita, uma das futuras promessas do xadrez aqui em Criciúma (e quem sabe, para o mundo). É isso aí Gabi!!!

E Olha quem voltou aos circuitos... Vinícius Aguiar!!! O Vinícius participou em São José e não pode ir conosco para o FECAJ em Lages. Mas vinha treinando certinho e demonstrando ser um jogador muito agressivo e muito intuitivo ofensivamente. Bem vindo devolta ao circuito Vinícius!!!

Tivemos também a participação das meninas da escola Jorge Biff (Siderópolis) e que acabei convidadando-as à fazer parte da equipe. O resultado disso: após alguns treinos, a Daniele (à direita) garantiu o segundo lugar na categoria sub 12 na divisão especial, a Bárbara (à esquerda) conseguiu o terceiro lugar na categoria sub 16 na especial. Entre elas (ao lado da janela) Karoline... ambas aproveitando a viagem e, sinceramente, fizeram uma bela competição (apesar de que essa foi a primeira etapa que elas participam).

Outro novato da equipe é o Rayan!!! Mais um aluno em que coloquei na escolar. Ele vinha treinando com o pessoal e achei interessante que ele participasse. Não ganhou medalhas, mas isso é só um mero detalhe. Vais ser um bom jogador pequeninho!!! Valeu a participação!!!

E eu quase me esquecí do Karlinhos!!! Aquele carinha quieto, não incomoda ninguém... parece que passa despercebido só pelo fato de não emitir muitos son heheh (brincadeirinha Karlos). Valeu carinha!!! foi muito bem para um primeiro torneio!!! Valeu e até a próxima!!!

E olha o Yuri aí de novo!!! desta ve com a medalha de décimo colocado na divisão escolar!!! Parabéns cara!!! Mais uma medalha pra coleção hein!!! Valeu garoto!!!

Além do torneio em sí, uma oportunidade para rever o pessoal (criei a piada de que, com a participação de Criciuma, Araranguá e Sombrio, o evento fosse mais uma etapa do circuito de verão... imaginem a repercussão disso), colocar as histórias em dia, discutir torneios, marcar encontros para os alunos e tudo mais que envolve o xadrez (será que somos fanáticos por esse jogo? Sem comentários). Mas tudo com muita alegria em rever o pessoal (uns atuais e outros havia um bom tempo que não via)... enfim... imaginem um monte de pessoas falando em apenas um assunto: o Xadrez (hehehehe, pelo menos o assunto em unanimidade).


Imaginem um lugar onde as crianças poderiam jogar xadrez e ao mesmo tempo conhecer outras crianças de diversos outros lugares? Onde, no intervalo das partidas, elas correriam, riam e brincavam juntos sem ao menos se conhecerem? É, é assim que a criançada joga xadrez por aqui!!! Claro que, na hora do jogo, todos vão às mesas e se comportam como realmente devem se comportar.


Quanto ao resultado final, conseguimos 9 medalhas: a primeira do dia foi com o Yuri de Oliveira, sendo o décimo colocado na divisão escolar. Logo em seguida, na divisão especial, conseguimos no sub 12 feminino o segundo e terceiro lugares com a Daniele Nazário e Mariane Sebastião. Depois o primeiro e segundo lugares no sub 12 da especial masculino com os garotos Vinícius Valga e Paulo Henrique Pessoa Ghislandi. Na sub 16 da especial feminino conseguimos o terceiro com a Bárbara Silva. Na divisão superior os garotos Mauricio Donato e Adriano Valga garantiram os segundo e terceiro lugares na categoria sub 14.
E... quando estávamos comemorando as medalhas... aparece de inesperado o terceiro lugar na sub 16 da superior com o Felipe de Carvalho!!! Foi uma festa!!! Nem ele contava com essa (apesar de que é a segunda vez que ele ganha medalha sem saber se realmente iria ganhar).
Bom... é isso!!! Fizemos uma ótima participação!!! Temos alguns garotos com chance de premiação no acumulado de 2009 (em cada etapa os campeões recebem uma pontação, e esta será somada e comparada para ver quem é o campeão de 2009) então acredito que teremos de ir até Joinville para garantir estas premiações (já que Chapecó fica muito longe e estas são as duas últimas etapas do ano). Em relação ao circuito, o grupo vem mantendo uma boa regularidade e, acima de tudo, adquirindo muita experiência.
Gostaria de agradecer mais uma vez a ajuda do Alexandre de Matos (www.xadrezvaleararangua.blogspot.com) e ao Mateus David que me passaram o telefone celular deles para o Godóis (o organizador do evento) para mim confirmar a listagem de jogadores pelo telefone (acho que foi inédito essa). Ao Lúcio por firmar sua parceria conosco aqui do sul e ao pessoal da equipe que, graças a eles, fizemos a melhor performance no circuito até agora. O próximo evento da equipe será os torneios locais e a OLESC (dia 14 a 23 de agosto em Tubarão). Estamos trabalhando forte e acertando os últimos detalhes nestas duas últimas semanas.
Pessoal... obrigado mais uma vez... pela paciencia (heheh) e pela atenção... até mais!!!


quinta-feira, 16 de julho de 2009

JEHA - Jogos Estudantis Hercílio Amante... o Xadrez não poderia faltar neste!!!

Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!

Acabei de chegar em casa e não perdí tempo em atualizar o blog (óóóóóó... é eu sei, é por isto que está chovendo tanto hoje) com mais um evento que aconteceu por aqui.

Mais uma vez tive a honra de organizar a modalidade de xadrez nos jogos da escola onde começei com os trabalhos de transição entre a iniciação ao xadrez e o xadrez competitivo (devo tudo à Nara, a diretora da escola e mãe dos irmãos João Vitor e Marcos Vinícius Vieira Antunes, ambos meus alunos). E como todos os outros jogos estudantis, não poderia faltar muita animação com um alto som ao lado da quadra, algumas centenas de alunos correndo e muitos WO´s no xadrez em função do horário do futsal que acabaram se chocando (é... típico do momento... os jogos de vocês também foram assim, ou parecidos... pelo menos os meus fora heheheh).
Uma das partidas mais disputadas foram de Paulo Henrique Pessoa Ghislandi (à direita) e Ruben Oliveski (à esquerda). Os dois fizeram uma partida excelente!!! Mostrando bons conhecimentos. Infelizmente, para o Ruben, Paulo acertou com precisão o final, levando o ponto da partida. Valeu meninos!!!

Mas, mesmo assim ainda haviam gorotos interessados em trocar uma bola por um tabuleiro hehehehe. E tivemos até bons jogos graças a estes alunos. E também aproveitei a ocasião para convidar alguns alunos para as aulas de xadrez que acontecem todas as terças e quintas-feiras das 18:00 às 20:00 horas na escola (vamos ver no que dá né, o convite foi feito heheheh). Enfim... um xadrez de escola... com suas limitações e inxperiencia que faz lembrar das minhas primeiras movidas quando aprendí este fantástico jogo (fantástico ao ponto de mudar a minha vida para sempre).

Yuri é um dos alunos da equipe, começou a treinar à sério e por isso fez jus ao terceiro lugar. Aê Yuri!!! Continue assim cara!!! Agora vamos nos preparar para sábado em Tubarão!!! Valeu!!!

Bom, algumas caras conhecidas como o Paulo Henrique Pessoa Ghislandi e Ruben Oliveski (ambos primeiro e segundo lugares) no meio de pessoas que ainda não tinham a experiencia de um torneio de xadrez (pelo menos até hoje)... imaginem no que terminou isso tudo...

E terminamos assim: da esquerda para à direita, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi em primeiro, Ruben Oliveski em Segundo, Yuri em terceiro, Uriel em quarto, João Vitor em quinto e Eduardo em sexto!!! Rapazes, obrigado pela oportunidade e pelo espetáculo que vocês proporcionaram. Espero ter ajudado a tornar esse torneio o melhor possível. Obrigado garotos!!!

Quanto ao sistema de disputa, tivemos uns 22 participantes (boa parte deles divididos entre a bola e o tabuleiro), fizemos um suiço em 5 rodadas (só tinhamos uma manhã)... no fim, deu tudo certo.


E o resultado final ficou da seguinte forma: em primeiro, e invícto, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi. Em segundo, e só perdendo para o campeão, Ruben Oliveski. E em terceiro Yuri (também meu aluno heheheh).

Claro, o evento não teve um nível técnico alto, mas o importante é a realização de mais um feito e isso é o que move os garotos a querer descobrir mais e mais deste jogo (não queremos gerar Grandes Mestres, e sim gerar mais uma oportunidade aos alunos... o resto é consequencia). E para isso, estaremos aqui, prontos para dar uma "mãozinha" à quem estiver interessado.

Bom... é isso... mantenham os seus olhos atentos no blog amigos, pois teremos muitas novidades (pra começar, a nossa participação na quinta etapa do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em Tubarão... nós, Araranguá (coordenados pelo professor Alexandre de Matos) , Sombrio (pelo professor Mateus David que foi contratado recentemente pela prefeitura de Sombrio... parabéns amigo!!! ... Braço do Norte (com o professor e parceiro Lúcio que também disse que iria com um bom pessoal). O que será que vai acontecer quando essa turma se juntar de novo??? Ih!!! Com certeza, no mínimo, uma nova história pra mim postar no blog heheheheh!!!

Até mais amigos!!!

domingo, 12 de julho de 2009

II Circuito Escolar de Xadrez por Equipe - Etapa "Colégio Rogacionista"

6 Equipes, 24 jogadores de 5 bairros de Criciúma e muitas partidas interessantes!!! Assim foi a primeira etapa do Circuito!!!

Olá amigos!!! E boa noite!!!

Depois de tantos imprevistos, datas transferidas, ajeitar uma equipe aqui e outra alí, ligação para os pais, local, material e outros detalhes... enfim realizamos a primeira etapa do Circuito Escolar de Xadrez por Equipe no Colégio Rogacionista Pio XII. Garotos com idades entre 09 a 14 anos, muitos jogos interessantes... e uma troca de experiencia que (cá entre nós) me comoveu no momento em que ví vários garotos de todas as partes de Criciuma jogando entre sí, independente do resultado... no geral, se divertindo!!!

Tivemos a presença de 6 equipes, todas de Criciúma:

O Fortunato Brasil Naspolini (Mina do Toco) foi representado com os pequeninos alunos Higor, Fernando e Felipe. Meninos, valeu a experiencia!!! Vamos nos preparar para a próxima etapa!!!


Os garotos da escola Hercílio Amante (Vila Floresta). Vieram em duas equipes!!! Esses são (da esquerda para a direita) João Vitor, Ruben, Paulo e Marcos Vinícius.


A outra equipe da escola Hercílio Amante foi composta por eles: Marco Antonio, Gabriel, Raian e Iuri.

Estes garotinhos da fotos são: Mateus, Vitor e Cálisson (09 anos de idade, a equipe mais nova e revelação do evento) da escola Amaro João Batista. É isso aí rapazes!!! Adorei a participação de vocês!!! Continuem praticando!!!

Estes são os donos da casa!!! Os alunos do Colégio Rogacionista Pio XII (Pinheirinho): João Vitor, Pedro Henrique, Adriano e Vinícius!!!

Os alunos do José de Patta (Bairro Colonial) representados pelos alunos Robson, Leonardo e Manoel. Primeiro torneio destes garotos e deram trabalho para muitos jogadores. Valeu garotos!!!

Apresentados os "protagonistas" deste "espetáculo", agora um pouco da história deste evento:

O "II Circuito Escolar de Xadrez"tem como, um dos principais objetivos, mobilizar os alunos das escolas publicas e particulares que tenham interesse na prática do xadrez. Além do encontro de alunos de outras escolas (proporcionando assim trocas de conhecimento, convivência com outros alunos, experiencia... e por aí vai) e a famosa "troca de figurinhas" em que os alunos fazem automaticamente (e quando voltam para a escola, estes acabam passando o que aprenderam adiante). Claro que, tem a parte de competição. Haverá um vencedor, um vencido, um melhor e outro nem tanto... mas, quando se fala em torneio a nível escolar, devemos sempre ressaltar que, claro que haverá sempre um vencedor, mas todos irão aprender mais do que já sabiam e, por que não, utilizar este conhecimento para uma próxima oportunidade.


A possibilidade em colocar frente à frente uma criança de 09 com outra de 14 faz com que o xadrez se torne cada vez mais interessante!!! Aprova disto foi a vitória em que o eonardo (à direita) conseguiu sobre o Pedro Henrique (à direita). Ambos fizeram uma grande partida, com direito a fotos e minhares de pessoas tentando ver o que estava acontecendo. Rapazes, é por causa desse espírito de vocês em que o evento se torna cada vez mais interessante. Obrigado pelo espetáculo rapazes!!!

Bom, este evento é disputado entre alunos das escolas públicas e municipais de Criciúma e Região, por equipe (quatro tabuleiros) e no naipe masculino. Um evento simples, de fácil organização (a única coisa em que foi necessária para a organização do evento foi o local, sendo que este as próprias escolas sediam as etapas e a premiação onde cada escola - sede oferece a premiação, além do material onde a FME e as próprias escolas fornecem para o evento) e muito divertido, pelo fato de ser em equipe, tornando o evento mais equilibrado (nem todas as escolas possuem 4 tabuleiros bons).

Bom, a sensação do momento foram os pequeninos do Fortunato Brasil e do Amaro João Batista. Além do fato de que estes tinham uma certa dificuldade para alcançar o tabuleiro (hehehe tiveram que se ajoelharem no banco), distribuiam risos e empolgação em cada partida... quem ganhou? Não importa... pelo menos pra mim heheheh!!! Meninos, a vez de vocês irá chegar e para isso, devemos estar preparados!!! Valeu!!!

A idéia deste evento surgiu na fase municipal do JESC do ano passado. O professor Martinho (SATC) sugeriu em que fizéssemos tal evento com o objetivo de preparar melhor os garotos para a etapa micro-regional do JESC. A idéia deu tão certo que resolvemos implantá-la também este ano. E a consequencia disto: tivemos 8 equipes no masculino disputando a fase municipal do JESC este ano aqui em Criciúma (detalhe: das 8 equipes, 4 com condições de serem campeãs). Enfim... mais oportunidades para os alunos e um aumento da qualidade do xadrez em Criciúma.Foram feitas 3 etapas no ano passado (Marista, SATC e Colégio Rogacionista) e a meta este ano é fazer pelo menos a mesma quantidade de etapas do ano passado.


E pra quem acha que só havia jogadores experientes... perguntem ao Gabriel há quanto tempo ele pratica o xadrez!!! Heheheh!!! Este foi o seu primeiro torneio e, com eficiencia, ajudou a equipe ganhando jogos importantes!!! É isso aí Gabriel!!! Parabéns!!!

Outro garoto em espcial é meu amigo Manoel!!! Há pouco tempo de prática e já foi para um torneio, heheheh (vocês devem estar pensando... Karlus Você não tem jeito mesmo!!!)!!! Valeu Manoel!!! Apesar do pouco tempo de aula, ´conseguiu arrancar uns pontinhos para o pessoal do José de Patta!!! Não desiste não hein!!! Vamos em frente!!!


Outra carinha que me chamou a atenção foi o João Vitor (à esquerda) do Colégio Rogacionista!!! Este também contribuiu para que a sua equipe fizesse bons resultados!!! Valeu carinha!!! E Continue né!!!
Quanto ao resultado final desta etapa ficou da seguinte forma:


Os garotos da equipe "B" da escola Hercilio Amante ficaram com o terceiro lugar!!! Uma surpresa e, ao mesmot tempo, uma alegria!!! Parabéns meninos!!!

Os donos da casa, o Colégio Rogacionista, fizeram um grande torneio, levando a disputa até o final do torneio... mas ficaram com o segundo lugar. Foi por muito pouco garotos!!! E até a próxima etapa!!!


E o primeiro lugar da primeira etapa do II Circuito Escolar de Xadrez ficou com a equipe "A" da escola Hercílio Amante!!! Parabéns garotos!!! Fizeram um belo torneio!!! Agora é treinar para o próximo, pois não vai ser moleza!!!

Gostaria de agradecer à Jaque, que forneceu as dependencias do Colégio Rogacionista para realizarmos o evento. Muito obrigado!!! E também ao professor Marcelo (que não pode comparecer ao evento devido a outros compromissos importantes) pela contribuição. Estaremos à disposição no que for possível à contribuição do xadrez.

Bom... acho que é isso... será um evento muito importante para a molecada. Tanto pela experiencia quanto pela sociabilidade em que este tipo de evento proporciona aos alunos. Posso garantir que vai ser muito gratificante para mim, ver todo esse pessoal jogando... não só porque estão jogando xadrez, mas porque, além de serem futuros talentos daqui de nossa região, é uma oportunidade a mais em que oferecemos aos alunos em obter mais conhecimento e difundí-lo a quem não teve a mesma oportunidade...


Até mais amigos!!! E prometo daquí em diante, pelo menos atualizar o blog uma vez por semana (heheheh)